Moodle – Descrição geral

Plataforma moodle . Aprender em qualquer lugarMoodle é uma plataforma de e-Learning para gestão da formação online. É uma plataforma modular aberta (open-souce) que suporta novos blocos e funcionalidades.
As principais funcionalidades da Moodle são indicadas a seguir:

Moodle – Principais funcionalidades

Com a plataforma Moodle é possível:

  • Registar alunos na plataforma manualmente, de forma automática ou de várias outras formas;
  • Criar cursos e-learning e editar os seus conteúdos e atividades;
  • Inscrever os alunos e professores em cursos e organizá-los em grupos
  • Atribuir  perfis de acesso, nomeadamente Aluno, Professor e Administrador, aos utilizadores da Moodle;
  • Monitorar os acessos dos utilizadores e o progresso dos alunos inscritos na plataforma Moodle;
  • Avaliar as notas e o desempenho dos formandos nos cursos da plataforma Moodle.

Moodle – Tipos de utilizadores

A plataforma Moodle considera essencialmente três tipos de utilizadores: os formadores ou tutores, os formandos e os administradores.

Os formadores ou tutores – podem fazer qualquer coisa dentro de um curso, incluindo alteração das atividades e avaliação dos formandos.
Os formandos -podem aceder aos conteúdos dos cursos em que se encontram inscritos. Podem escrever em alguns fóruns e responder a atividades solicitadas durante o curso.
Os administradores – podem executar todo o trabalho de administração da plataforma, nomeadamente, alterar o aspeto do site, inscrever diferentes tipos de utilizadores, definir as suas permissões, etc.

Moodle – Controlo de acesso

Plataforma Moodle - Acessos

Os utilizadores da plataforma Moodle possuem essencialmente três formas de acesso aos conteúdos, sendo que para cada um dos cursos é possível configurar um dos seguintes tipos de acesso:

  • acesso livre para qualquer visitante que aceda à plataforma;
  • apenas para utilizadores que possuam o código de acesso para esse curso;
  • para os utilizadores que se identifiquem corretamente através de um nome de utilizador e uma palavra-passe.

Moodle – Formas de inscrição/autenticação de utilizadores

Moodle - Inscrição em cursos

 

Podem também ser definidas várias formas de registo (autenticação) dos utilizadores e da sua inscrição nos cursos, de que se podem destacar:

  • Processo manual realizado pelo administrador ou através da leitura de dados de login de um ficheiro;
  • Processo automático realizado pelo próprio visitante da plataforma Moodle;
  • A autenticação dum utilizador (nome e password) pode também ser feita automaticamente duma tabela duma base de dados externa. Podem depois ser copiados para a base de dados da plataforma.

Moodle – Atividades e recursos disponíveis

Além de controlar o acesso dos utilizadores aos cursos e-learning, a plataforma Moodle permite também criar e editar os conteúdos disponibilizados dum curso e-learning.
Cada um dos cursos da plataforma Moodle pode ser constituído por atividades e recursos de que destacamos:

  • Trabalho – é uma atividade do Moodle que permite atribuir tarefas on-line ou off-line;
  • Chat – é uma atividade do Moodle que permite a comunicação em tempo real.
  • Referendo – é uma atividade do Moodle onde os formadores podem criar uma pergunta e um número de opções para obterem a opinião dos formandos.
  • Diálogo – é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona privada entre o formador e um formando ou entre formandos.
  • Fórum – é uma atividade do Moodle que permite diálogos assíncronos do grupo sobre um determinado tema. ajudando os formandos a esclarecer e desenvolver a sua compreensão de um tema.
  • Lição – é uma atividade do Moodle que permite criar e gerir um conjunto de “páginas ligadas”. Cada página pode terminar com uma pergunta. Consoante a resposta do formando, este pode progredir na lição ou voltar atrás.
  • Glossário – é uma atividade do Moodle que permite criar uma compilação dos termos mais usados num curso. Existem várias opções de representação, incluindo em lista, enciclopédia, FAQ, dicionário e outras.
  • Questionário – é uma atividade do Moodle que permite criar questionários incluindo perguntas de verdadeiro ou falso, escolha múltipla, respostas curtas, associação, perguntas aleatórias, numéricas, inseridas no texto e onde todas elas podem conter gráficos.
  • Inquérito – é uma atividade do Moodle que ajuda a criar cursos mais eficazes oferecendo uma variedade de inquéritos (COLLES, ATTLS).
  • Os Recursos servem para incluir conteúdos num curso. Podem ser: texto sem formato, ficheiros, Links, Wiki ou HTML (Moodle tem os editores incorporados) ou ainda uma referencia bibliográfica.

Moodle – Possibilidades de customização

São inúmeras as possibilidades de customização do Moodle.
Alterar a funcionalidade da plataforma – alterar o layout do site, incluindo ou removendo módulos da plataforma ou removendo, editando ou adicionando blocos HTML.
Alterar a aparência da plataforma – É possível alterar os esquemas de cores, os ícones, as formatações e as imagens de todas as páginas da plataforma.
Parametrizar a inscrição de utilizadores – Parametrizar a forma de acesso dos utilizadores à plataforma.

Moodle - Condicionar o acesso a atividades

Na Moodle 2, as actividades dum curso e-learning podem ser condicionais, isto é, podem configurar-se para que só estejam disponíveis para os alunos, depois de eles terem atingido uma classificação ou terminado outra actividade.

Moodle- Acesso_condicionalAs actividades não disponíveis podem ficar completamente escondidas ou ou podem mostrar as restrições que lhe estão aplicadas.
Na imagem configura-se o recurso corrente para apenas ficar acessível depois de o aluno ter nota positiva nas atividades Teste sobre actividades e Teste utilização do Moodle.

Moodle - Controle da conclusão de actividades e cursos

Com o controlo de conclusão (só disponível a partir da versão 2 da plataforma Moodle) podem especificar-se condições para que um curso possa ser considerado concluído. Desta forma é possível controlar o progresso dos alunos ao longo de um curso e-learning na plataforma Moodle.
Plataforma Moodle - Conclusão dum curso Moodle
Normalmente um curso e-learning da Moodle só será marcado como concluído quando as suas atividades estiverem concluídas.
Pode também fazer-se depender a conclusão de um curso e-learning da Moodle da data ou da nota obtida pelo aluno no curso.
Um curso da plataforma Moodle pode ainda ser marcado como concluído pelo próprio aluno ou pelo professor.
Na imagem marca-se o curso Moodle como concluído se a atividade Quiz – Teste utilização do Moodle estiver concluída, a data for posterior a 15 de Julho e a nota do curso for superior a 50.